VI Encontro de arte de matriz africana 2011
De 07 a 11 de dezembro
O Encontro de Arte de Matriz Africana chega a sua sexta edição, buscando alargar as fronteiras e solidificar os processos de trocas e interações das artes negras brasileiras.
Uma realização do Caixa-Preta, que se afirma não somente como um núcleo de produção cênica, mas como um polo catalizador de ações no campo da cultura negra contemporânea.
As cinco edições do Encontro de Arte de Matriz Africana realizado ininterruptamente desde 2006 tem se firmado no calendário cultural da Cidade, trazendo uma reflexão sobre o momento atual da arte e da diversidade cultural brasileira. Na última edição houve uma ampliação consagrando-se como um evento nacional com participações de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Cuba e Alemanha.
Outro aspecto importante do Encontro, bem como, da própria trajetória do Caixa-Preta é dar acesso e visibilidade a um público que não está presente em outras produções e eventos. Se considerarmos a quantidade de pessoas negras que frequentam o Encontro já confirma sua legitimidade.
Visa, através da apresentação de espetáculos, oficinas em diversas áreas, debates e painéis referentes a teatro, dança, performance e cinema estabelecer uma intensa troca de experiências e saberes entre os participantes.
Busca criar uma rede solidária entre os diversos grupos e artistas espalhados por todo território nacional propiciando o debate sobre uma política cultural que garanta a continuidade e aperfeiçoamento das ações realizadas pelos grupos e a sobrevivência destes e da manutenção de suas investigações estéticas.
O caráter experimental e focado na pesquisa das linguagens cênicas negras contemporâneas, coloca o Encontro no centro do desenvolvimento do estudo e conceituação do teatro negro contemporâneo. Além do evento, o Caixa edita a Revista MATRIZ, mais um instrumento de reflexão e debate da cena atual.