quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO IV ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA


IV Encontro de Arte de Matriz Africana
Inscrições para oficinas



Enviar solicitação acompanhada de currículos, breve carta de intenção com telefone e e-mail para contato até dia 11 de dezembro.

Resultado da seleção no dia 14, através de lista no blog e afixada no teatro de Arena e Centro Municipal de Cultura a partir das 16h.



Afrocontos, Afrocantos
Toni Edson. Florianópolis


16 e 17 dezembro, 15h - Teatro de Arena

Os participantes irão experimentar alguns exercícios básicos de contação de histórias e receber pequenas lendas brasileiras, todas acompanhadas de canções originais. A idéia é que os alunos consigam contar e/ou cantar sua história consciente de alguns princípios relevantes na contação de histórias teatralizada.
No primeiro módulo são realizados jogos teatrais para estimular o ato performático de contar histórias coletivamente. O segundo módulo está voltado para alguns princípios para reflexão/construção de personagens presentes nos contos. O terceiro módulo aprofunda a investigação dos espaços propostos pelas histórias. A quarta etapa é dedicada para jogos de improvisação que abordem temas presentes nos contos. O último módulo contempla a preparação no grupo para a história a ser contada no final da oficina.

Toni Edson, ator sergipano é graduado em artes cênicas pela UDESC e mestre em literatura brasileira na mesma instituição. Pesquisa a cultura afrodesendente e começou a contar histórias em 1999. Desde 2004 é professor universitário de prática teatral e em 2006 começou sua trajetória como formador de contadores de história.



Oficina Capoeira Angola como treinamento do Ator
Evani Tavares – Salvador

Em parceria com AFRICANAMENTE

18 e 19 de dezembro 15h - Sala Álvaro Moreyra

Proposta de aplicação de um conjunto de elementos da capoeira angola na prática do intérprete. Este conjunto será explorado nas diferentes variantes em que se apresenta: eixo, nível, forma ritmo em articulação com jogos teatrais. Além de sua dimensão mítico-poética e autoral. Toda esta exploração estará em consonância com aspectos relevantes a necessidades do ator que busca, através do treinamento, um trabalho mais autoral e personalizado.
A oficina envolve três etapas distintas: uma de compreensão e apreensão da prática e seus elementos da capoeira, em associação com jogos criativos; outra de aplicação e interação dos elementos aprendidos numa dinâmica de diálogo e improvisação; e uma terceira de exploração (individual e coletiva) do conjunto de elementos trabalhados. As aulas serão introduzidas em laboratórios práticos de treinamento, numa dinâmica exposição-execução-repetição.

Evani Tavares é doutoranda em artes cênicas pela UNICAMP e concluiu mestrado pela UFBA em 2002, com a dissertação Capoeira Angola como treinamento para o ator que, através do financiamento da Fundação Calmon foi publicada em 2008.
Teve formação, como atriz, sob a direção de Cacá Carvalho, Roberto Bacci, Francisco Medeiros, Gabriel Vilela e Ulisses Cruz.


Oficina Caixa-Preta de Música
Luiz André da Silva


18 de dezembro 15h – Teatro de Arena

A oficina Caixa-Preta de música abordará aspectos técnicos relacionados à estética sonora aplicada em trilhas musicais e sonoplastia e também as possibilidades de exploração de sons com materiais alternativos.

Luiz André da Silva é regente, compositor e arranjador. Desde 2002 diretor musical do Grupo Caixa-Preta nos espetáculos Transegun, Hamlet Sincrético e Antígona Br.
Coordenador do projeto musical SESI de arte e Cultura, maestro e diretor artístico do Grupo Vocal “De Vez em Canto” e do Vocal da Paz, maestro da Orquestra Jovem da FIERGS e diretor da Escola EArte – Educando com Arte.


Oficina de teatro – a Tríade na Construção da Cena
Ângelo Flávio (Salvador)


18 e 19 de dezembro 15h – Centro Municipal de Cultura

A Tríade na Construção da Cena é um projeto de pesquisa desenvolvida pelo diretor e ator teatral Ângelo Flávio em exercício constante com a Cia Teatral Abdias Nascimento (Salvador). O seu método propõe-se a investigar os mecanismos técnicos e subjetivos que arquitetam a cena. O Corpo Cênico, O corpo Contemplativo e a FORMA - FÔRMA compõem a Tríade para a construção da Cena. O método para além de construir uma simples cena, é um instrumento que aciona e provoca o interprete na sua fronteira Física e Mental


Ângelo Flávio é um jovem ator e encenador baiano, representa a renovação do teatro da cidade. Com uma radicalidade provocativa em seus trabalhos se tornou rapidamente uma figura marcante do teatro de Salvador.
Fundador e diretor do CAN- Coletivo de atores Negros Abdias do Nascimento, dirigiu os espetáculos O Dia 14 e Casa dos Espectros.


Contatos
51 - 92989583
grupocaixapreta@yahoo.com.br
http://artematrizafricana.blogspot.com

Nenhum comentário: