domingo, 26 de setembro de 2010

V ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA

V ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA
Panorama de Arte Negra
De 6 a 12 de dezembro de 2010

O Encontro de Arte de Matriz Africana realizado ininterruptamente desde 2006 tem se firmado no calendário cultural da Cidade, trazendo uma reflexão sobre o momento atual da arte negra e da diversidade cultural brasileira. Este ano o Encontro foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Festivais de Artes Cênicas.
Entre os nomes que já estiveram no Encontro desde sua primeira edição pode-se citar: Rui Moreira (BH), Edson Cardoso (DF), Luiz de Abreu, Maria Gal, Jose Fernando Azevedo, Sidney Santiago (SP), Toni Edson (Florianópolis), Evani Tavares, Ângelo Flávio (Salvador), Hilton Cobra (RJ), Julio Moracen (Cuba) Daniel Amaro (Pelotas), Cia Os Crespos (SP) entre outros.
O Encontro de Arte de Matriz Africana organizado pelo Caixa-Preta é uma celebração à brasilidade marcada pela afirmação das múltiplas identidades populares e das tendências contemporâneas de companhias de teatro e dança negras no Brasil.
Visa promover uma aproximação entre as diversas modalidades artísticas de matriz africana, teatro, dança, artes plásticas e cinema do Rio Grande do sul e do Brasil, possibilitando a troca de experiências, pesquisas estéticas e conhecimentos ocupando espaços tradicionais dedicados as artes cênicas.
Desde sua primeira edição o Encontro tem a curadoria de Jessé Oliveira, diretor do Grupo Caixa-Preta, responsável pela concepção e coordenação do Evento.
Nesta edição estarão presentes os seguintes espetáculos: Orirê, O Cheiro da Feijoada, Os Sete Ventos, do Rio de Janeiro, Terra Sonâmbula e Ponto Riscado, de Belo Horizonte, Negro de Estimação, de Recife, O Samba do Crioulo Doido, de São Paulo junto aos espetáculos gaúchos Chão, Dois Nós na Noite, E Se África, Minas de Conceição Evaristo, Negrinho do Pastoreio e performances circenses, com Eder e Débora Rodrigues. Também acontecerão oficinas com Gil Amâncio, Carmen Luz, Hilton Cobra e Edson Cardoso e debates com Julio Moracen, Ângelo Flávio, Evani Tavares, Cuti, Cidinha Silva, Wagner Carvalho, Vera Lopes, Maria Gal e Cristiane Sobral.
Durante o Encontro será lançada a Revista Matriz, dedicada às artes de performance afro-brasileiras.
Todas as atividades artísticas são gratuitas para o público.
Teatros disponíveis:Teatro de Arena, Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra, Teatro de Câmara Tulio Piva e Saguão Centro Municipal de Cultura.


Realização
Grupo Caixa-Preta e Associação dos Amigos do Teatro de Arena
Financiamento
FUNARTE
Parcerias
Associação dos Amigos do Teatro de Arena
Teatro de Arena
CAC – Coord. de Artes Cênicas / Secretaria Municipal da Cultura Porto Alegre
Xirê – Jogodedança
Yahya Produções Artísticas

Coordenação geral e curadoria: Jessé Oliveira
Coordenação de produção: Nina Fola
Coordenação dos debates: Vera Lopes
Coordenação de recepção: Josiane Acosta
Logística de espaços: Adriana Rodrigues
Organização de oficinas e palcos: Robson Duarte
Técnica: Miguel Tamarajó (Jacka)
Paulo Rodriguez
Divulgação: Silvia Abreu

Nenhum comentário: